quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

[RESENHA] A Costureira - Kate Alcott

"ir atrás de uma oportunidade. Mantenha a cabeça erguida, não abaixada. Não se contente com segurança. Queira mais: você não será tola por tentar."


Sinopse

Uma jovem ambiciosa e uma estilista célebre sobrevivem ao maior naufrágio da História, mas são arrastadas pelo turbilhão de escândalos que se segue à tragédia. Tess Collins, uma jovem inglesa que sonha ser mais que uma empregada e ver reconhecido seu talento para a alta costura, consegue emprego com a famosa estilista lady Duff Gordon a bordo do Titanic, que ruma para os Estados Unidos. Porém, a viagem que se iniciou de forma tão auspiciosa acaba se tornando a maior tragédia marítima de todos os tempos. Tess e lady Duff sobrevivem, a primeira para viver as aflições do amor e as chances de ascensão social, a segunda para se ver envolvida nos escândalos do inquérito sobre o terrível desastre naval. Com um pano de fundo histórico, mas sob um ângulo inédito, este soberbo romance acompanha a trajetória dessas duas mulheres apaixonadas pela linha e agulha, tão parecidas e tão diferentes, deleitando-nos com um retrato emocionante de uma época conturbada e de uma sociedade dividida. 

A História

Consciente de seu talento com costura, Tess Colins decide embarcar para longe do mundo de servidão rumo ao novo mundo. O destino a colocou a bordo do maior navio do mundo, como empregada de Lady Lucile Gordon, uma das maiores estilistas de sua época. E um mundo começa a lhe abrir as portas, um brilho que até então desconhecia. Tess é apresentada a pessoas importantes e momentos surpreendentes, e quando parece que tudo vai dar certo, o desastre.
Lucille transferiu Tess da terceira para a primeira classe, o que lhe proporcionou uma maior chance quando o navio colidiu com o iceberg. Contra todas as expectativas, Tess consegue embarcar em um dos poucos botes, sem saber quem mais conseguiu escapar. Em meio ao medo e às incertezas, Tess teme estar sozinha de novo, mas quando o navio de resgate chega, se descobre novamente empregada de Lady Lucille. No entanto, algo está diferente, e a jovem percebe que um mistério envolve os acontecimentos no bote de sua patroa, e os boatos não demoram a começar.
Em Nova York, Tess alcança o tão esperado cargo de costureira no atelier de Lucille, mas com o inquérito instaurado sobre os acontecimentos do Titanic, outro desafio lhe é imposto: Tess precisa decidir se ficará do lado da patroa ou do lado do marinheiro de quem se aproxima mais a cada dia.
E quando tudo vem à tona, Tess não escolhe nem o lado de um nem o de ouro, mas o de si própria. Uma jornada de auto conhecimento a faz perceber o que realmente importa.


Os Personagens

Tess Colins é uma garota do interior que aprendeu a costurar com sua mãe, mas foi obrigada a servir como empregada desde nova. Nunca esqueceu os ensinamentos da mãe, e nunca desistiu de seus sonhos. Sabe que não será fácil, mas tem coragem e honra o bastante para correr atrás de seu destino.
Lady Lucille é uma mulher aparentemente inabalável. Muito rica, casou-se com um nobre que lhe proporcionou um status ainda maior. Decidida, orgulhosa, e muitas vezes arrogante e insensível, sabe aproveitar o que a vida lhe trás de bom, e reconhece em Tess seu talento. Uma patroa que confunde gratidão com lealdade, generosidade com suborno, e não conhece os limites de seu poder.
Muito importantes para a trama também temos Pink Wade, jornalista e repórter de prestígio do The New York Times, uma observadora perspicaz que se envolve além do que deve no inquérito do Titanic; Jim Bonney, um marinheiro que conhece Tess no navio e embarca no bote de Lucille, rapaz do interior, que também busca mudar de vida, correr atrás de seus sonhos sem nunca deixar de ser honesto e nobre, e se apaixona por Tess; e Jack Bremerton, um homem rico empresário das indústrias Ford (sim, essa mesmo!), que enfrenta problemas conjugais, atravessando seu segundo divórcio, mas tem um charme inegável, segurança, firmeza, inteligência, e também se apaixona por Tess.
Esses personagens interagem entre si, costurando uma incrível história sobre o que aconteceu depois do naufrágio mais famoso da história.



A Leitura

Surpreendente, sensível, profunda, cheia de reviravoltas, a leitura flui como o próprio Titanic no oceano, sem icebergs. A linguagem é simples, os diálogos são diretos, os personagens são reais e humanos. Qualquer um que esteja disposto a dar um par para Tess se delicia com a sensibilidade de Jack e a simplicidade de Jim. Chega a ser difícil escolher um (se bem que no lugar que Tess eu escolheria Jack)! 


A EDIÇÃO

Avaliar a edição de um eBook é novidade para mim. Mas posso começar pela capa: que arraso! Confesso que comprei pela capa e não me arrependo. Me surpreendi. Quanto à Ortografia, não tenho do que reclamar. Identifiquei um ou dois erros, mas nada que atrapalhasse a leitura. A Geração Editorial está de parabéns.
Já tive contato com a edição impressa, e posso atestar a qualidade também. Espero um dia adquiri-lo! 


Avaliação Geral

Com as palavras da própria autora: "Boa parte dos depoimentos contidos neste livro foi retirada da transcrição dos inquéritos realizados pelo Senado norte-americano após o naufrágio do Titanic. A estrutura básica da história é real: Lady Duff Gordon, uma estilista mundialmente famosa, escapou com seu marido e sua secretária em um bote salva-vidas; O senador William Alden Smith fez seu discurso final e emocionado no encerramento do inquérito do naufrágio do Titanic"; Sra Brown e o casal Dearling também são personagens reais, que foram também muito importantes para a trama.
Porque estou apontando isso? Porque saber que A Costureira mistura fatos com ficção me deixou muito mais tocada, e mais próxima aos personagens. Criar essa ligação foi uma grande sacada de Kate Alcott, e ela está realmente de parabéns. Mostrou um grande domínio sobre o assunto, demandando tempo para pesquisar e estudo, e depois uma grande sensibilidade para criar uma trama dentro da trama. Eu aprovo, e recomendo! Aos fãs de Titanic, mais uma oportunidade de entrar nesse grande navio; Aos fãs de um bom romance, esse está na medida certa!

Título Original: The Dressmaker
Título no Brasil: A Costureira
Autora: Kate Alcott
Editora: Geração Editorial
Tradução: Ana Carolina Mesquita
Páginas: 376