História do GDP

(por Michelle Motta)

A ideia do Clube do Livro surgiu no facebook. Unindo vários amantes de Jane Austen, dia 22 de outubro de 2014 nascia o Clube do Livro de Jane Austen no Whatsapp, com as primeiras participantes: Thaís (a mãe!), Jesiane, Silvana, Aline e Vanessa. Logo depois outras pessoas foram sendo adicionadas, e hoje somos 20 garotas ativas no total, nos falando diariamente, desabafando, dando conselhos umas para as outras, marcando encontros, rindo juntas, chorando juntas.

O Clube do Livro foi uma ponte sem igual que uniu mulheres de várias idades, de todo o Brasil, nos tornando amigas. Sim, amigas, daquelas que já se conhecem, que sentem falta umas das outras, que compartilham segredos, novidades, decisões, que pedem e oferecem ajuda, que ficam felizes quando as outras estão felizes. Quando acontece algo ruim ou triste, como uma reprovação numa prova, a perda de um ente querido, a descoberta de uma doença, uma demissão, nós dividimos nossa dor umas com as outras, e isso nos ajuda a superar. Quando uma está pra baixo, outra está pra cima, e levanta quem está triste.

(Jesiane, Silvana e Thais no lançamento de O Diário Secreto de Lizzie Bennet no RJ em Dezembro de 2014)

Falamos sobre tudo no nosso grupo; música, filmes, livros, séries, moda, dança, profissões, passeios, cursos, relacionamento, tempo, dons e talentos. Mensalmente temos o nosso Debate Literário, onde uma pessoa é sorteada, essa pessoa escolhe um livro e um filme, nós lemos e assistimos durante o mês, e fazemos o debate. É muito legal interagir, conhecer a opinião de outras pessoas, formar sua própria opinião e compartilhar.

(Fernanda, Flávia e Vanessa, em um encontro em SP em Dezembro de 2014)

Nós nunca brigamos, nunca ofendemos umas as outras, por mais diferentes que sejamos, por mais distantes que estejamos, somos unidas, inicialmente pela literatura, mas agora, pelo amor que temos umas pelas outras. Quem foi que disse que não existe amizade virtual verdadeira? Nós somos a prova concreta de que isso não é verdade! Nossa amizade nasceu na internet, e se fortalece a cada dia! Nós damos bom dia umas para as outras todos os dias, boa noite também, e a nossa pergunta de “tudo bem?” é interessada de verdade. Sei que não falo apenas por mim, mas por todas quando digo que não sei o que faria se não tivesse As Garotas de Pemberley comigo diariamente!